Popularmente conhecida como cirurgia de redução de orelhas, a otoplastia é um procedimento cirúrgico dedicado à correção de deformidades e irregularidades nas orelhas. Esta intervenção cirúrgica é frequentemente realizada em pacientes, tanto adultos quanto crianças, que se sentem desconfortáveis com a aparência de suas orelhas e desejam uma correção estética.
Tendo isso em vista, a seguir, confira o nosso guia completo para ajudar quem vai realizar a otoplastia.
Correção das orelhas de abano
Em primeiro plano, cabe uma breve definição do que são, de fato, as orelhas de abano. Basicamente, este termo refere-se a condição caracterizada por uma orelha que possui uma dobra da cartilagem chamada de “concha” mais pronunciada do que o comum, fazendo com que a orelha fique mais afastada da cabeça. As orelhas de abano podem afetar uma ou ambas as orelhas e são visíveis desde o nascimento.
O que é a otoplastia?
De maneira sucinta, este procedimento cirúrgico é realizado para corrigir a forma, a posição ou o tamanho das orelhas. Em geral, o procedimento tem como objetivo corrigir orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas de abano.
Como a otoplastia surgiu?
A história por trás do surgimento dessa cirurgia plástica se desenrola ao longo do século XX e está profundamente ligada à busca por maneiras de melhorar a estética facial e, mais especificamente, a aparência das orelhas.
Sob essa perspectiva, no final do século XIX, surgiram os primeiros registros de tentativas de correção de orelhas proeminentes; contudo, esses procedimentos iniciais eram rudimentares e geralmente envolviam incisões extensas e técnicas pouco refinadas. Dessa forma, foi somente a partir do século XX que a otoplastia começou a tomar forma como uma disciplina cirúrgica mais definida.
Como essa cirurgia plástica é feita?
Assim como outros procedimentos estéticos, a otoplastia geralmente é feita sob anestesia local ou geral, dependendo do que médico cirurgião e paciente acharem melhor. Durante a cirurgia, o profissional plástico pode remodelar a cartilagem das orelhas, reposicionar as orelhas mais próximas da cabeça ou reduzir o tamanho das orelhas, dependendo das necessidades do paciente.
Outrossim, é interessante observar que a otoplastia é uma cirurgia segura e eficaz quando realizada por um cirurgião plástico qualificado e experiente. Quanto à recuperação, na maioria dos casos costuma ser rápida, possibilitando que os pacientes retornem às atividades normais após algumas semanas, embora devam evitar atividades físicas mais pesadas por um período mais longo.
Em quanto tempo é possível perceber o resultado da cirurgia de redução de orelhas?
Quando se trata de perceber os resultados dessa cirurgia plástica, é importante entender que isso acontece em diferentes estágios ao longo do tempo. Nesse sentido, logo após o procedimento, os primeiros resultados já são visíveis. Em consonância, nos primeiros dias a semanas após a cirurgia, é comum que os pacientes experimentem inchaço e hematomas ao redor das orelhas. Essas reações são naturais após um procedimento cirúrgico e podem mascarar parcialmente os resultados iniciais. Com o tempo, o inchaço diminuirá gradualmente, e os hematomas desaparecerão.
Por isso, para ver os resultados finais da otoplastia, é preciso ter paciência, uma vez que podem levar várias semanas ou até meses para que o inchaço diminua completamente e as orelhas se acomodem à sua nova posição e forma.
Cirurgia plástica em Fortaleza
Se você está buscando por profissionais competentes para realizar procedimentos estéticos como a otoplastia, está no lugar certo! Conheça a clínica dos médicos cirurgiões plásticos Cido e Juliana, uma dupla que contabiliza mais de 37 anos no mercado de cirurgias plásticas. Com eles, os pacientes recebem todo o auxilio para se aproximarem da beleza e do cuidado que buscam. Venha nos conhecer e agende já a sua consulta!