Desvendando a Cirurgia Plástica: Saiba tudo sobre o assunto

cirurgia plástica

Índice

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), muitos soldados tiveram partes de seus corpos amputadas ou desfiguradas. Em razão disso, visando aliviar a dor e (re)introduzir essas pessoas de maneira menos dolorosa na sociedade, muitos médicos centraram seus trabalhos em desenvolver técnicas que reconstruíssem o corpo delas. 

Nesse contexto, a cirurgia plástica moderna começou a se estabelecer como um procedimento capaz de trazer mais do que a satisfação corporal e facial dos pacientes. Através das mãos do médico e soldado Harold Gillies, técnicas cirúrgicas refinadas foram aprimoradas e revolucionaram a medicina da época. 

Tendo isso em vista, hoje vamos falar tudo o que você deve saber sobre cirurgia plástica, desde sua origem até os tipos mais realizados no Brasil. 

As raízes da cirurgia plástica

Apesar do acentuado desenvolvimento durante a Primeira Guerra, a origem dos procedimentos estéticos são milenares, remontando ao século VI a.C. Evidentemente, as práticas adotadas naquela época eram bem mais simples, embora os objetivos almejados fossem similares aos de hoje em dia.

O que é cirurgia plástica?

Em poucas palavras, essa especialidade médica é um procedimento cuja finalidade é reconstruir alguma parte do corpo, seja através da retirada ou transferência de tecidos entre diferentes regiões.

Qual é a diferença entre cirurgia reparadora e cirurgia estética?

Algo que confunde muitos pacientes é a categorização dos tipos de plásticas, que são divididas em reparadoras e estéticas. A primeira dessas possui como principal objetivo corrigir alterações anatômicas, queimaduras, feridas causadas por acidentes traumáticos e reparação de deformações. Entre as mais realizadas, temos a reconstrução mamária, procedimento cirúrgico pós-bariátrica, reconstrução da orelha e cirurgia crânio-maxilo-facial.

Em contrapartida, a segunda categoria representa os procedimentos realizados para melhorar condições que trazem insatisfação aos pacientes; alguns exemplos, são: lipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, lifting de braços e coxas. Em geral, as cirurgias plásticas estéticas estão mais relacionadas ao sofrimento psicológico do que ao físico e, na maioria dos casos, costumam ajudar na autoestima. 

Quais são os tipos de plástica mais comuns no Brasil?

Conforme dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, nos últimos anos, o Brasil consolidou-se como um dos países que mais realizam cirurgias estéticas. Ficando atrás apenas dos Estados Unidos em 2020, o país acumulou cerca de 1.306.962 de procedimentos realizados. Abaixo, confira as três cirurgias mais procuradas pelos brasileiros no ano da pesquisa. 

Lipoaspiração

Não é novidade pra ninguém que a lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais realizados. No entanto, você sabia que existem vários tipos de lipo? As mais populares são a tradicional, HD, lipoescultura, e minilipo. Além disso, muitas pessoas desconhecem, mas esse tipo de cirurgia estética pode ser realizado em diversas partes do corpo, como os braços, axilas, coxas, papada, glúteos e abdômen.

Implante de silicone nos seios

Sendo uma tendência no Brasil, essa cirurgia também carrega o nome de mamoplastia de aumento. Entre os objetivos do implante, têm-se o aumento  do volume dos seios, a devolução de um aspecto mais firme, e a melhora do contorno e da simetria corporal. 

Blefaroplastia

Popularmente conhecida como cirurgia de pálpebras, a blefaroplastia consiste na remoção do excesso de pele das pálpebras, reposicionando-as corretamente. Conforme dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2022, o Brasil foi o segundo país que mais realizou a blefaroplastia no mundo, contabilizando pouco mais de 143 mil operações

Cirurgia plástica em Fortaleza

Em conclusão, a cirurgia plástica é uma prática adotada há centenas de anos para trazer satisfação e qualidade de vida aos pacientes. Nesse sentido, se você estiver procurando profissionais com renome no mercado de cirurgia plástica em Fortaleza, conheça o Dr. Cido e Dra. Juliana, uma dupla que carrega mais de 37 anos no mercado de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Agenda já a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *