Braquioplastia: Descubra tudo sobre a Cirurgia de Braços

braquioplastia

Índice

Também conhecida como lifting de braço ou braquial, a braquioplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a flacidez e o excesso de pele na região dos tríceps, proporcionando ao paciente um melhor contorno corporal e restabelecimento da autoestima. 

Tendo suas raízes no século XX, a cirurgia de braço recebeu avanços significativos ao longo dos anos e, hoje em dia, vem se popularizando cada vez mais. Sob esse contexto, a seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a braquioplastia antes de realizá-la. 

Afinal, o que é Braquioplastia?

Como exposto anteriormente, o lifting de braço é uma cirurgia que remove o excesso de pele na parte de trás dos braços (tríceps), os famosos “tchauzinhos”. Em geral, o procedimento pode estar vinculado a lipoaspiração caso haja acúmulo de gordura na região; senão houver, apenas o lifting é necessário. 

Dessa forma, é indispensável ressaltar a importância de procurar um profissional devidamente capacitado para alinhar expectativas e resultados. 

Como a Braquioplastia é feita?

Após a anestesia, que pode ser geral ou local, é feita uma incisão na parte interna do braço para que o reposicionamento e retirada do excesso de pele seja feito, eliminando, assim, a flacidez. Convém pontuar que o tamanho da incisão dependerá da quantidade de pele que precisa de correção e, dessa forma, a cicatriz pode se estender pela extensão do braço. 

Outrossim, dependendo do método utilizado pelo cirurgião plástico (lifting ou lipoaspiração), a cirurgia pode demorar, em média, de duas a três horas. Caso outras técnicas cirúrgicas sejam aplicadas, é normal que demore um pouco mais. 

Para quem o procedimento é indicado?

Tendo em vista que a pele da região dos tríceps é fina e não muito elástica, recuperar o aspecto firme pode ser mais difícil do que parece. Geralmente, após um expressivo ganho de peso, a pele se estende para abraçar a gordura acumulada e, mesmo com o emagrecimento, tornear a área novamente é uma dificuldade para muitos indivíduos. 

Por isso, opções como a braquioplastia vêm ganhando notoriedade, principalmente entre indivíduos que perderam uma grande quantidade de peso através de dietas e cirurgia bariátrica. 

Em suma, o procedimento cirúrgico é recomendado para o público citado acima, pessoas com predisposição genética à flacidez ou que tenham adquirido essa condição em decorrência do processo de envelhecimento. Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que pacientes com histórico de tabagismo, excesso ou instabilidade de peso e patologias que atrapalhem o processo de cicatrização não realizem o lifting de braço. 

Cicatrizes do lifting de braço

Assim como outras cirurgias plásticas, a braquioplastia pode deixar cicatrizes. No entanto, como o procedimento é realizado na parte interna dos braços, não costuma ficar tão aparente. A perceptibilidade dependerá da extensão da cicatriz e das vestimentas utilizadas.

Nesse sentido, cabe ao paciente decidir se a flacidez incomoda mais do que uma cicatriz que pode ser amenizada através de tratamentos após o período de cicatrização. 

Recomendações no pré-cirúrgico

Conforme a SBCP, uma das maiores associações mundiais de cirurgia plástica, pode ser necessário que o paciente faça exames laborais e seja avaliado pelo profissional cirurgião; tome certos medicamentos ou ajuste a medicação atual; evite aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais; e pare de fumar com muita antecedência à cirurgia.  

Cuidados no pós-operatório

Independente do procedimento cirúrgico realizado, é imprescindível manter cuidados para evitar quaisquer complicações. À  vista disso, recomenda-se que os pacientes sigam todas as orientações passadas pelo profissional, sendo algumas delas: evitar esforço físico e movimentos intensos para que não haja abertura espontânea da pele suturada; usar malha elástica compressiva; evitar exposição ao sol e, em caso de edemas, realizar a drenagem linfática. 

Quanto ao tempo de recuperação, é indispensável ter em mente que pode durar de algumas semanas a alguns meses, dependendo de cada paciente. Logo, para que a cicatrização ocorra o mais rapidamente possível, siga as instruções do médico responsável à risca.

Braquioplastia em Fortaleza

Pensando em realizar essa cirurgia plástica em Fortaleza, mas não sabe onde encontrar profissionais de confiança especializados na área de procedimentos estéticos? Vem com a gente! Conheça o Dr. Cido e Dra. Juliana, uma dupla que contabiliza mais de 37 anos no mercado de cirurgias plásticas. 

Com eles, os pacientes recebem todo o aparato necessário para se aproximarem da beleza e do cuidado que buscam. Venha nos conhecer e agende já a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *