Desenvolvida para atender às demandas de pacientes que buscam afinar e definir o contorno facial, especialmente na região das bochechas, a bichectomia é, atualmente, um dos procedimentos mais solicitados quando o assunto é cirurgia plástica facial.
Nesse sentido, a fim de sanar todas as dúvidas de pessoas que pretendem eventualmente procurar cirurgiões plásticos que realizem esse procedimento, criamos um guia completo para quem deseja realizar a bichectomia.
Mas, afinal, o que é bichectomia?
Embora este procedimento já seja conhecido por muitas pessoas, é interessante conceituar o que, de fato, é a bichectomia. Em poucas palavras, ela caracteriza-se como uma cirurgia estética que visa a remoção das bolsas de gordura, que são depósitos de gordura localizados nas bochechas, próximo à área da mandíbula. Por sua vez, essa gordura é responsável pela aparência arredondada das bochechas.
Uma curiosidade interessante é a origem da nomenclatura adotada para esta cirurgia plástica. Na verdade, as “bolsas de gordura” citadas acima foram nomeadas de “bolsas de Bichat”, em homenagem ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat, que as descreveu pela primeira vez no século XVIII.
Como a cirurgia de bichectomia é feita?

Apesar de ser considerado um procedimento simples, é necessário tomar as devidas precauções e consultar um cirurgião plástico ou cirurgião dentista. Após a avaliação médica, a cirurgia é realizada sob anestesia local ou sedação, dependendo da preferência do paciente e do cirurgião. Em seguida, durante o processo cirúrgico, uma pequena incisão de 1 a 2cm é feita na parte interna das bochechas, e as bolsas de gordura de Bichat são cuidadosamente removidas. Por último, a incisão é suturada com pontos absorvíveis. Com isso, o excesso de gordura é retirado e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Quais são as contraindicações dessa cirurgia?
Tendo em vista o que foi dito anteriormente, é evidente que a cirurgia de bichectomia é uma opção popular para aqueles que desejam aprimorar sua aparência facial, alcançando um contorno mais definido. Porém, bem como outras cirurgias, é preciso estar atento às contra indicações antes de decidir realizá-la.
Em geral, pessoas que possuem as maçãs do rosto elevadas não devem buscar nesse procedimento uma solução, pois ele acabará evidenciando ainda mais a região das bochechas. De maneira análoga, indivíduos com problemas de saúde graves, como doenças cardíacas não controladas, diabetes descompensada, distúrbios de coagulação sanguínea significativos ou infecções ativas, podem não ser bons candidatos à bichectomia. Por isso, para realizar a cirurgia com segurança, é de suma importância consultar um profissional da área.
Quais são os cuidados pós-bichectomia?
Assim como a recuperação após qualquer procedimento médico, é essencial seguir as orientações do cirurgião para uma recuperação tranquila. Dessa forma, o pós-operatório da bichectomia inclui a ingestão de alimentos líquidos ou pastosos nos primeiros dias, repouso e higiene bucal adequada para evitar o acúmulo de placas bacterianas.
Outrossim, é fundamental lembrar que o inchaço e a sensibilidade são comuns após a cirurgia, entretanto, costumam diminuir dentro de uma semana. Como a bichectomia não tem um caráter invasivo, o paciente pode retornar às atividades normais em poucos dias.
Em quanto tempo é possível ver o resultado da bichectomia?
Se tratando de um procedimento cirúrgico, apontar com precisão o tempo de recuperação e aparição dos resultados é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Assim, o tempo necessário para ver os primeiros resultados da bichectomia pode variar de pessoa para pessoa.
Como já mencionado no tópico acima, após a cirurgia, é comum experimentar inchaço e possivelmente algum desconforto nas bochechas, o que pode mascarar os resultados iniciais. No entanto, geralmente, dentro de uma a duas semanas, o inchaço e desconforto diminui significativamente, tornando possível visualizar o contorno da face.
Por outro lado, o resultado definitivo da cirurgia pode levar de algumas semanas a meses para se manifestar completamente, dependendo de fatores como a taxa de cicatrização do paciente, a qualidade da pele e outros aspectos individuais.
Onde fazer bichectomia em Fortaleza?
Encontrar cirurgiões plásticos que escutem as suas demandas e atendam às suas necessidades pode ser uma tarefa mais árdua do que parece. No entanto, se você reside na capital cearense ou adjacências e está procurando uma clínica especializada em cirurgias estéticas, seus problemas acabaram! Conheça a clínica dos cirurgiões Dr. Cido e Dra. Juliana, profissionais especializados e com vasta experiência em procedimentos plásticos.