Criadas em meados do século XX, as primeiras técnicas de face lifting foram desenvolvidas por Charles Conrad Miller, um renomado cirurgião plástico americano. Conforme seus primeiros estudos publicados, a remoção das rugas era possível através da secção subcutânea dos músculos faciais – que consistia em pequenas extrações de pele na área das orelhas e couro cabeludo.
Todavia, apesar da incrível tese de Miller, ainda faltava o refinamento das técnicas cirúrgicas e, assim, somente a partir dos anos 70, houve maior ênfase no aperfeiçoamento deste procedimento cirúrgico.
Sob essa ótica, hoje, convidamos você a conhecer este procedimento que vem melhorando a autoestima de milhões de homens e mulheres ao redor do mundo; explorando o que é, de fato, e os principais tipos de face lifting atualmente.
Mas, afinal, o que é face lifting?
Conhecido popularmente como Ritidoplastia, este tipo de cirurgia tem como principal objetivo suavizar rugas, diminuir a flacidez da pele e melhorar o aspecto do rosto e pescoço. Em geral, pode-se dizer que o lifting facial ameniza consideravelmente os sinais do envelhecimento natural na face e parte do colo.
Dessa forma, este procedimento cirúrgico é uma excelente opção para quem possui alguma das seguintes condições: excesso de depósitos de gordura na região da papada, flacidez no terço médio da face, gordura mal distribuída no rosto e vincos nas pálpebras inferiores e outras áreas. Evidentemente, outros incômodos também podem levar o paciente a procurar o face lifting e, por isso, é indispensável procurar um profissional de qualidade para orientá-lo corretamente.
Tipos de lifting de face

Tendo em vista o que é o face lifting, podemos, finalmente, abordar as áreas específicas dentro do universo que é o procedimento cirúrgico. A seguir, conceituamos os 4 principais tipos.
Lifting facial total
Inicialmente, temos o lifting facial total, que também costuma ser conhecido como ritidoplastia. Como exposto anteriormente, o procedimento cirúrgico visa corrigir a flacidez da pele e os músculos faciais. Durante a cirurgia, os tecidos são reposicionados e o excesso de pele é removido.
Em contrapartida aos demais tipos, a ritidoplastia é um procedimento mais complexo, que exige mais tempo de repouso durante o pós-operatório.
Mini lifting facial
O nosso segundo tipo é o mini lifting facial, uma versão menos invasiva do lifting tradicional. Em suma, ele é o mais indicado para aqueles que desejam melhorar a aparência facial, mas que não necessitam de uma intervenção tão extensa. Geralmente, são realizadas incisões menores, e a recuperação costuma ser mais rápida em comparação a outros tipos de lifting facial.
É interessante acrescentar que, no mini lifting, a área corrigida é a do terço médio, ou seja: bochechas, pálpebras e sulco nasolabial (bigode chines).
Lifting de Pescoço
Também chamado de Cervicoplastia, o lifting de pescoço tem, como o nome sugere, a área do pescoço e da mandíbula como alvo. Ele visa corrigir a flacidez da pele e os depósitos de gordura nesta região, proporcionando uma linha do maxilar mais definida e, normalmente, é realizado em conjunto com o lifting facial.
Brow lifting
Assim como os demais tipos de lifting, o brow lifting tem como objetivo promover o rejuvenescimento facial. No entanto, sua particularidade se encontra no local em que é realizado, sendo: na região da testa, glabela e da área ao redor dos olhos. Em síntese, as rugas são apagadas e as sobrancelhas reposicionadas de modo a suavizar a expressão facial do paciente.
Onde fazer Lifting em Fortaleza?
Por fim, caso você esteja procurando um local seguro para realizar este procedimento, conheça a clínica do Dr. Cido e Dra. Juliana, uma dupla que carrega uma história de 37 anos no mercado de cirurgias plásticas, trazendo cuidado e autoestima para centenas de pessoas.