Nos últimos anos, a procura por cirurgias plásticas aumentou consideravelmente no mundo inteiro. Sob essa ótica, conforme um levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2020, o Brasil consolidou-se como o segundo país que mais realizou procedimentos do segmento, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Outro dado interessante também apontado pela ISAPS concerne à natureza das cirurgias mais buscadas em território nacional; a pesquisa relata a lipoaspiração como número 1, possuindo mais de 1.306.962 cirurgias realizadas. Nesse sentido, tendo em vista a preocupação dos brasileiros com a estética corporal, sobretudo no período do verão, não é de se admirar que a lipoaspiração esteja no topo do ranking.
Desse modo, a fim de apresentar um pouco mais a lipoaspiração para pessoas que ainda não conhecem as diferentes técnicas e abordagens do procedimento, hoje, vamos falar sobre os principais tipos de lipoaspiração e como o Renuvion pode fazer toda a diferença nos seus resultados.
Afinal, o que é lipoaspiração?
Em primeiro lugar, é fundamental conceituar o que é, de fato, a lipoaspiração. Também conhecido como “lipo”, este procedimento cirúrgico possui o objetivo de remover os depósitos indesejados de gordura subcutânea do corpo humano. De modo geral, essa cirurgia envolve a utilização de cânulas finas e um sistema de sucção para retirar a gordura localizada em áreas como abdômen, coxas, quadris, braços, pescoço e queixo, entre outras regiões.
Tipos de lipoaspiração
Esclarecidas as questões iniciais acerca da técnica cirúrgica em questão, podemos falar sobre os tipos mais comuns de lipoaspiração atualmente. Posteriormente, falaremos sobre o Renunion, técnica cuja finalidade é, em resumidas palavras, melhorar a firmeza e aparência da pele.
Lipoaspiração tradicional
Apesar de ser algo pouco disseminado por aí, é verdade que existem diferentes tipos de lipo e que cada um possui suas próprias particularidades. A primeira em evidência é a tradicional, que consiste na inserção de cânulas finas através de pequenas incisões na pele. Neste método, a gordura é solta e depois aspirada usando um sistema de vácuo.
Lipoaspiração ultrassônica
Por outro lado, neste procedimento, as cânulas emitem ondas ultrassônicas para liquefazer a gordura antes da aspiração e não há destruição de adipócitos, que podem ser usados em enxertos posteriores. Em geral, a lipo ultrassônica é muito similar à lipolaser.
Lipoaspiração por laser
Popularmente conhecida como lipolaser ou laserlipólise, este tipo de cirurgia utiliza, como o nome sugere, um laser para derreter a gordura antes de ser removida. A técnica estimula a produção de colágeno na pele, melhorando a firmeza e a aparência da área tratada.
Lipoescultura
Outro método muito conhecido atualmente é a lipoescultura. Este, em comparação a outras, é um procedimento mais avançado que não apenas remove a gordura, mas também a redireciona para áreas onde é desejada, ajudando a esculpir o corpo de forma mais completa.
O uso de Renuvion na lipoaspiração
Por último, convém falarmos sobre o Renuvion, uma tecnologia que combina energia de radiofrequência fria com gás hélio para contrair a pele e estimular a produção de colágeno. Embora não seja necessário fazer uma lipoaspiração para realizar o procedimento com o Renuvion, muitos pacientes optam por utilizá-lo para melhorar o aspecto flácido da pele e, assim, trazer mais definição ao corpo.
O uso desse aparato na lipoaspiração evidencia um avanço significativo na área da cirurgia estética corporal, uma vez que permite que os pacientes alcancem resultados notáveis não apenas na remoção de gordura, mas também na melhoria da qualidade da pele.
Por fim, a consulta com um profissional de saúde qualificado é fundamental para discutir as opções disponíveis e determinar se a lipoaspiração é apropriada para atender às metas estéticas ou médicas de um indivíduo.